Reduzir o impacto do stress na pele
O stress pode causar reações negativas na pele. Aprenda como o stress pode afetar a sua pele e o que pode fazer para minimizar este impacto na sua vida.
É bastante verdade quando ouvimos dizer que os nossos problemas transparecem através dos nossos rostos. Na verdade, eles estão evidenciados em todo o nosso corpo. A forma como a nossa pele se comporta está também ligada às emoções que sentimos: o facto de corarmos quando estamos nervosos ou envergonhados é um exemplo disso, assim como as pequenas rugas que surgem na testa quando estamos preocupados e o acne e o eczema que surgem induzidos pelo stress. A exposição prolongada ao stess pode fazer a nossa pele (e nós próprios) parecer mais velha e cansada. Assim, minimizar o stress das nossas vidas diárias pode ajudar-nos a ter uma imagem mais jovem e saudável.
A chave para evitar que o stress afete a nossa pele é gerir o próprio stress. Um primeiro passo importante será identificar as sua próprias causas. Por vezes, o que achamos que nos causa stress é apenas um gatilho superficial que esconde um problema mais profundo, como por exemplo: problemas de relacionamento, baixa auto-estima ou pressão no trabalho. É impossível remover completamente o stress das nossas vidas, mas identificar as principais causas irá ajudá-lo a geri-lo melhor e a aumentar a sua própria tolerância ao stress.
De um modo geral, um estilo de vida saudável pode melhorar a capacidade do seu corpo e da sua mente lidarem com o stress. O exercício físico regular afeta positivamente a auto-estima, o humor e a qualidade do sono. Quando estamos stressados, tendemos a ingerir alimentos mais açucarados e gordurosos. Procure substituí-los por frutas, vegetais, carnes magras e produtos integrais. Uma dieta nutritiva e rica em vitaminas pode fortalecer o seu sistema imunitário, reduzir a pressão arterial e dar à sua pele um brilho saudável e radiante.
Certifique-se que dorme bastante, uma vez que é a altura do dia em que o seu corpo se regenera e repara, física e mentalmente. O stress pode causar danos nos padrões de sono, levando a olhos inchados, palidez e rugas. O sono é o que temos mais próximo da chamada "fonte da juventude". Assim, tente ter pelo menos sete horas de sono por noite, para que se possa sentir melhor. Também pode considerar praticar algumas atividades de relaxamento, como a meditação ou o yoga, que ajudarão a reduzir os níveis de stress e a melhorar a qualidade do seu sono.
Lembre-se: não precisa de lidar com o stress sozinho. Confiar em amigos e familiares ou procurar aconselhamento profissional pode ajudar a aliviar o "fardo" e os efeitos nocivos do stress. Seguir estes passos irá ajudá-lo a ultrapassar os períodos de muito stress e ainda a evitar que este se manifeste na sua pele.
https://www.webmd.com/beauty/the-effects-of-stress-on-your-skin Accessed 28.06.2024
Sabia que
Para evitar que o stress afete a nossa pele e para que esta se mantenha regenerada, lembre-se sempre da “fonte da juventude” e durma pelo menos sete horas por noite.
Os seguintes artigos podem também ser do seu interesse
Alergias de pele
A pele é uma barreira que protege o corpo de elementos perigosos. Todos os dias, esta barreira entra em contacto com substâncias estranhas, alergénios, poluentes e irritantes, que podem causar reações alérgicas na pele.
O sol e a pele
Para muitas pessoas, um dia de sol é razão para celebrar. O sol estimula o cérebro a libertar a serotonina - um neurotransmissor que proporciona a sensação de bem-estar - e estimula o organismo a produzir Vitamina D, importante para os ossos. O sol é bom e essencial, mas também representa algumas ameaças para a saúde da pele.
Irritação da pele
O processo de inflamação ajuda na cicatrização e reparação do tecido danificado. Assim, quando tem uma erupção cutânea ou sente comichão significa que está a ocorrer o processo de reparação da pele e restauração da sua barreira natural para o meio ambiente, protegendo-a de danos.